INFORMAÇÕES - PEPCV

HORÁRIO

O Parque está aberto para visitas todos os dias de 08:00h às 17:00h, sendo que o acesso às trilhas é permitido até às 15:30h.

AGENDAMENTO DE VISITA ORIENTADA

O agendamento de visitas está disponível para grupos organizados de 10 (mínimo) a 40 (máximo) integrantes que queiram percorrer trilha de forma orientada por servidor do Parque ou por um condutor ambiental habilitado. As visitas deverão ser agendadas com no mínimo 05 dias de antecedência para até 60 dias a partir da data de envio do formulário.

Servidores do Parque: serviço de condução realizado somente às terças-feiras com opção de um horário, às 08:00H. Sujeito à disponibilidade de servidores para o dia.

Condutores Ambientais: Para outros dias na semana o visitante pode optar pela contratação de um condutor ambienta, que é um morador do interior ou do entorno da Unidade de Conservação, que recebe capacitação específica, cadastrado no órgão gestor de Unidades de Conservação, e com a atribuição de conduzir em segurança visitantes em espaços naturais ou áreas legalmente protegidas, apresentando conhecimentos específicos da localidade em que atua, desenvolvendo atividades interpretativas sobre o ambiente natural e cultural visitado, além de contribuir para o monitoramento dos impactos socioambientais nos sítios de visitação.

Confira clicando aqui a disponbilidade de Condutores Ambientais.

Obs: Caso opte pelo serviço do condutor ambiental é necessário verificar se a data pretendida está disponível e realizar o contato antecipado com o escolhido e confirmar a contratação, depois basta realizar o agendamento via formulário.

CANCELAMENTO

Em caso de desistência, os cancelamentos serão feitos através do ícone de Fale Conosco , sob o assunto CANCELAMENTO, ou pelo telefone do Parque, exibido no rodapé.

RECOMENDAÇÕES

 - Para grandes grupos escolares recomenda-se o acompanhamento de pelo menos dois responsáveis e a contratação de salva vidas, em caso de banho de mar ou lagoa.
- Dê preferência a grupos pequenos de até 15 pessoas. Grupos menores harmonizam melhor com a natureza e causam menos impactos.
- Consuma água e alimentos leves durante a atividade.
- Use chapéu, repelente, filtro solar e roupas leves.

TERMO DE RESPONSABILIDADE E RECONHECIMENTO DE RISCOS E NORMAS

NÃO É PERMITIDO:

  1. Coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos;
  2. Provocar estampidos, emitir gritos ou barulhos que possam perturbar a fauna silvestre ou interferir na experiência de outros visitantes;
  3. Acender fogueiras ou soltar balões;
  4. Deixar qualquer tipo de lixo na área do Parque;
  5. A presença de animais domésticos;
  6. Fazer marcações/pichação de qualquer natureza em elementos naturais ou estruturas do Parque;
  7. Acessar atalhos não autorizados ou áreas interditadas;
  8. Caçar, capturar, molestar ou perseguir animais silvestres;
  9. Acampar sem autorização do Parque;
  10. Portar arma branca com mais de 12 cm de lâmina ou de fogo, atiradeiras, armadilhas, foices e similares.

Obs: O uso de drones será avaliado mediante solicitação prévia à administração do Parque.

Infratores estão sujeitos às penalidades previstas em legislação.

 

Cariacica-ES,Terça Feira - 23 de Abril de 2024.

Declaro que li, estou ciente e de acordo.








PEPCV - PARQUE ESTADUAL PAULO CESAR VINHA
Rodovia ES-060, S/N, Km 37,5 - Setiba - Guarapari/ES Tel: (27)3636-2522
Email: pepcv@iema.es.gov.br